MARCO POMBALINO

MARCO POMBALINO
Em 10 de Setembro de 1756 foi instituída por alvará régio do primeiro–ministro de D José I, Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal, a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.
A demarcação pombalina desta feitoria no espaço geográfico da actual Região Demarcada do Douro, introduziu na história mundial do vinho a ideia moderna de “denominação de origem controlada”, por definir não só os limites da região vitivinícola, mas também o seu cadastro e a criação de mecanismos institucionais de controlo e certificação do produto.

A Quinta Ferreira de Baixo remonta à primeira Feitoria Pombalina. De entre os 335 marcos de demarcação – pedras paralelepipédicas em granito com 2 metros de altura, 30 cm de comprimento e 20 cm de largura – que o marquês de Pombal mandou colocar entre 1758 e 1761, para delimitar aquela que seria considerada a primeira região vitivinícola demarcada do mundo, o marco nº 3 resistiu à passagem do tempo e ostenta orgulhosamente a data histórica de 1758. Está como outros que ainda restam, classificado como Imóvel de Interesse Público Nacional e foi motivo de inspiração para a marca dos nossos vinhos.

Winemaker
Francisco Gonçalves
O respeito pelas castas e terroir da Quinta Ferreira de Baixo faz parte de um trabalho meticuloso para chegar à excelência, fazendo com que cada detalhe permita dar origem a vinhos exclusivos.

A nossa Equipa

Owner
Luis Verdelho

Owner
Georgina Tomé

Winemaker
Francisco Gonçalves

Farmer
José Maria

Commercial Director
Pedro Datia

Designer